Bope começa ocupação do Morro dos Macacos, no Rio, para 13ª UPP

Bope começa ocupação do Morro dos Macacos, no Rio, para 13ª UPP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

Começou por volta das 8h desta quinta-feira (14) a ocupação do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Ainda de acordo com a secretaria, 175 homens – sendo 110 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), 40 do Batalhão de Choque (BPChoque) e 25 dos 3º BPM (Méier) e 6º BPM (Tijuca) – estão na favela.

Além do Morro dos Macacos, os policiais também ocupam as comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo morro. Na região será instalada a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade.

Segundo a secretaria, a UPP vai atender a 12 mil moradores diretamente e outros 27 mil moradores do entorno. Ainda não há prazo definido para a expansão das UPPs para as favelas vizinhas: Morro São João, Morro da Matriz e Favela do Quieto, que ficam entre o Sampaio e o Engenho Novo, do outro lado do morro, no subúrbio. Para atender todo esse conjunto de favelas será criada a 14ª UPP.

A secretaria pretende pacificar as áreas críticas do Rio até o fim de 2014. Ao final deste processo nas favelas da área do Morro dos Macacos, 44 comunidades estarão pacificadas e cerca de 245 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente pelo programa.

Cinturão da Zona Norte

A décima segunda unidade foi inaugurada no Morro do Turano , no Rio comprido, no mês passado. E a décima primeira UPP foi instalada no Morro do Salgueiro, na Tijuca, também Zona Norte, que conta ainda com unidades no Borel, na Formiga e no Andaraí.

UPPs na cidade

As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio.

A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições