Bope vai ocupar Morro da Mangueira para a instalação de nova UPP no Rio

Bope vai ocupar Morro da Mangueira para a instalação de nova UPP no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

A comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio, vai receber a 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (3), pelo governo do estado. De acordo com o planejamento da Secretaria de Segurança, a Mangueira vai ser ocupada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) nos próximos dias, no máximo até meados de junho.

Há mais de 10 dias que a polícia realiza operações na região, como parte do processo de ocupação definitiva. A polícia faz mais uma operação no Mangueira na manhã desta segunda.

O governo afirmou que, ainda esta semana, uma equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e outra da 17ª DP (São Cristóvão), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, farão uma varredura na comunidade.

A nova unidade fecha o cinturão de segurança do Maciço da Tijuca, que compreende também as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João, todas próximas ao Maracanã e Maracanãzinho, dois dos principais equipamentos esportivos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

De acordo com o governo, o traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar da Mangueira, que está foragido, é o chefe do tráfico na Mangueira e é apontado pela polícia como um dos criminosos mais perigosos do Rio.

Polícia descobre túnel de 200 metros para abrigar traficantes (Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)

  Túnel do tráfico

No dia 19 de maio, o Bope, com o apoio de quatro batalhões, fez uma operação no local, que envolveu 115 policiais militares. A incursão resultou na apreensão de drogas e a descoberta de um túnel de 200 metros , com revestimento e iluminação para abrigar traficantes. A mobilização foi ordenada pelo comando-geral da PM.

O governo do estado disse ainda que os complexos do Alemão e da Penha devem ganhar nove unidades até o fim do ano.

Operações estão constantes no local

No dia 21, dois suspeitos foram baleados durante uma troca de tiros com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), durante uma operação na comunidade. Cerca de 70 homens do Bope participaram da ação, que também foi realizada no morro Tuiuti.

No dia anterior, uma operação policial para coibir roubo e furto de veículos , na região de São Cristóvão até a comunidade da Mangueira, terminou com 12 motos e um carro apreendidos, duas pessoas presas e oito máquinas caça-níqueis apreendidas.

Outras UPPs

A 17ª UPP foi inaugurada no último dia 17 , no Morro do São Carlos, no Centro. A unidade atende a comunidades com 17 mil habitantes. A novidade é o uso de armas não letais.

O governo inaugurou a 14ª UPP , no final de janeiro deste ano, no morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio do Rio. Ela tem um efetivo de 200 policiais militares, sendo 35 mulheres, e atenderá também as comunidades da Matriz e Quieto.

Em outubro do ano passado, a 13ª UPP foi inaugurada , no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte. Além do Morro dos Macacos, os policiais também ocupam as comunidades do Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel, no mesmo morro.

As outras UPPs funcionam na favela Dona Marta, em Botafogo, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, no Chapéu Mangueira/Babilônia , no Leme, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, todas na Zona Sul do Rio. Na região da Tijuca, na Zona Norte, funcionam as UPPs do Andaraí, Salgueiro, Turano, Formiga.

A Polícia Militar pacificou também as comunidades do Jardim Batam, em Realengo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e o Morro da Providência, no Centro.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições