O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o Brasil conseguirá cumprir até 2015 as chamadas Metas do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, a presidente eleita Dilma Rousseff tem o compromisso de "levar adiante uma política que a gente chegue em 2015 como um país que irá atingir todas as Metas do Milênio".
As chamadas Metas do Milênio são um compromisso firmado entre os países-membros da ONU e consistem, entre outros pontos, na erradicação da extrema pobreza e da fome, em atingir o ensino básico universal e a promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres. "Nós não temos porque não atingir as Metas do Milênio", disse Lula durante entrega de prêmio em Brasília.
Também estão entre as metas a redução da mortalidade infantil, a melhora da saúde materna, o combate ao HIV e à malária, a garantia da sustentabilidade ambiental e uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Mais cedo, Lula participou no Palácio do Planalto de inauguração de novos campi de universidades e escolas técnicas federais. O presidente fez muitos elogios à sua sucessora e afirmou que "certamente Dilma vai encontrar um País melhor, que ela mesmo ajudou a construir". Lula reiterou que no dia 15 ele e seus ministros irão registrar em cartório todas as ações e obras executadas pelo seu governo.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições