Brasil e Colômbia devem discutir mudanças nas barreiras sanitárias

Brasil e Colômbia devem discutir mudanças nas barreiras sanitárias

Atualizado: Sexta-feira, 27 Agosto de 2010 as 1:16

A mudança nos critérios sanitários do Brasil para produtos colombianos deverá ser um dos focos da reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, empossado recentemente. Marcada para o dia 1º de setembro , a visita será a primeira de Santos ao Brasil como presidente.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou hoje (27) que as barreiras sanitárias brasileiras, que acabam restringindo a entrada de produtos colombianos no país, foram uma preocupação demonstrada pela embaixadora da Colômbia em Brasília, Maria Elvira Pombo Holguín, em reunião ontem (26).

“A maior dificuldade que os colombianos enfrentam aqui, segundo a embaixadora me disse ontem, são temas fitossanitários e de controles técnicos. Não é que esses controles não devam ser feitos, mas a gente tem que adaptar os sistemas burocráticos para uma era de integração”, disse.

Amorim afirmou também que há uma preocupação dos dois países de reduzir o déficit comercial colombiano em relação ao Brasil, que ainda exporta muito mais do que importa da Colômbia.  

Postado por: Thatiane de Souza

veja também