Brasil é elogiado em encontro ibero-americano de ministros da Justiça

Brasil é elogiado em encontro ibero-americano de ministros da Justiça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

O Brasil foi elogiado no primeiro dia da 16ª Conferência de Ministros da Justiça de Países Ibero-americanos, na Cidade do México. O secretário executivo do Ministério da Justiça, Rafael Favetti, que participa do encontro, disse à Agência Brasil que o país está se destacando por causa da "experiência que o Ministério da Justiça adquiriu nos últimos anos. Na questão dos refugiados, o Brasil se consolidou como um país solidário e isso é reconhecido internacionalmente".

A conferência reúne, a cada dois anos, representantes dos ministérios da Justiça de 19 países da América Latina e do Caribe, além de Portugal e da Espanha, para trocar experiências sobre assuntos jurídicos, discutir projetos e ações e firmar acordos de cooperação. Segundo o secretário executivo, o Ministério da Justiça brasileiro é o que têm mais atribuições.

"No mundo inteiro os ministérios da Justiça têm uma competência muito menor. Eles tratam de sistema penitenciário, refúgio, migrações e direitos humanos. Nós [no Brasil] temos um Ministério da Justiça ampliado, pois tratamos de assuntos como direito econômico, defesa do consumidor e passaporte, pois cuidamos da Polícia Federal".

A conferência, que termina amanhã (22), vai debater temas como reforma da Justiça, mecanismos de combate ao crime organizado, incorporação de novas tecnologias e promoção do acesso democrático ao sistema judiciário.

Por: Daniella Jinkings

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições