Brasil e Jordânia assinam acordos bilaterais em diversas áreas

Brasil e Jordânia assinam acordos bilaterais em diversas áreas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Brasil e Jordânia assinam acordos bilaterais em diversas áreas

Brasil e Jordânia firmaram nesta quinta-feira, 23 de outubro, durante encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Abdullah II Ibn Al-Hussein, acordos bilaterais em diversas áreas. Na primeira visita de um chefe de Estado jordaniano ao Brasil, o rei Abdullah II destacou o fato de o encontro ocorrer em meio a "sérios desafios globais".

"Apesar desses desafios, nossos países podem progredir, seguir em frente, fortalecendo parcerias para construir um futuro melhor", afirmou o rei,  durante o encontro com Lula no Palácio do Planalto.

Durante almoço em sua homenagem no Palácio do Itamaraty, acompanhado da esposa, a rainha Rania, de delegação governamental e de uma comitiva de empresários, o rei jordaniano afirmou que "olha para o Brasil como um líder nas negociações multilaterais". Segundo ele,  os jordanianos esperam trabalhar com o presidente Lula "para fortalecer as pontes entre os povos em todo o mundo".

Os atos assinados incluem um acordo de cooperação econômica e comercial, que tem como objetivo expandir e diversificar as relações comerciais e de investimentos entre os dois países. O documento prevê apoio ao desenvolvimento do comércio e dos investimentos, bem como o estabelecimento de empreendimentos conjuntos.

Também estão previstas a importação e a exportação temporárias sem encargos alfandegários de itens para feiras e exibições comerciais e de recipientes e embalagens especiais retornáveis usadas em transações internacionais.

Outro acordo, de cooperação no campo do turismo, prevê o incentivo ao fluxo de turistas e à troca de informações entre Brasil e Jordânia, a fim de promover e aumentar o desenvolvimento dessa atividade entre os dois países.

Na área cultural, foi firmado acordo para troca de informações e cooperação no ensino da cultura geral dos dois países; no setor de livros e outras publicações, inclusive com intercâmbio de profissionais; entre bibliotecas e nos campos da radiodifusão, do cinema e da televisão.

Foi assinado também acordo na área científico-tecnológica, com previsão de programas e projetos de cooperação, com intercâmbio e treinamento de estudantes, peritos e cientistas.

Os dois países selaram ainda acordo na área da educação, que prevê o fortalecimento da cooperação educacional e interuniversitária, a formação e aperfeiçoamento de professores e pesquisadores, com programas de mobilidade acadêmica, e intercâmbio de estudantes, bem como de informações e experiências.

Por fim, foram assinados memorandos de cooperação jurídica em matéria penal e de entendimento para estabelecimento de consultas bilaterais, para cooperação em tecnologia agrícola e no campo marítimo; além de acordos de cooperação entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio da Jordânia e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Câmara de Comércio da Jordânia.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições