Brasil está em "boa situação" para Copenhague, afirma Lula

Brasil está em "boa situação" para Copenhague, afirma Lula

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Em seu programa semanal Café com o Presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (7), que a mudança climática é ''o tema do momento''.

No dia em que começa a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), ele avaliou que o Brasil está ''em boa situação'' por ter apresentado voluntariamente uma proposta de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Até o próximo dia 18, negociadores de mais de 190 países vão buscar um consenso sobre o novo acordo climático para complementar o Protocolo de Kyoto depois de 2012. Além de governos, participam do evento representantes de organizações não governamentais, observadores internacionais e ativistas de todo o mundo.

Lula ressaltou que o assunto foi discutido durante toda a semana em suas visitas a Portugal, à Ucrânia e Alemanha.

Ele voltou a afirmar que a decisão brasileira de anunciar meta de corte entre 36,1% e 38,9% das emissões de 2020 - em relação ao cenário de tendência para esse ano - abriram caminho para que países como os Estados Unidos e a China também apresentassem propostas.

''Achamos que os países vão se colocar de acordo porque é preciso ter um número para diminuir as emissões, é preciso ter financiamento para o sequestro de carbono, e, sobretudo, é preciso ter financiamento para que a gente ajude os países pobres a terem um desenvolvimento sustentável, mas sólido.

''Temos que tomar uma decisão agora e começar a trabalhar para diminuir o aquecimento global'', disse o presidente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições