MENU

Brasil ocupa posição número 38 entre os países com melhor qualidade de vida

Brasil ocupa posição número 38 entre os países com melhor qualidade de vida

Atualizado: Quinta-feira, 7 Janeiro de 2010 as 12

O Brasil está em 38º lugar no ranking dos países com melhor qualidade de vida em 2010. A classificação é feita pelo Quality of Life Index, da revista International Living.

A pontuação do Brasil melhorou em relação a 2009, quando o País registrou 65 pontos na média final. A classificação também aumentou. No ano passado, o Brasil figurava no 43º lugar.

Categorias e ranking

O levantamento analisa nove categorias: custo de vida, lazer e cultura, economia, meio ambiente, liberdade, saúde, infraestrutura, risco e segurança e clima. A pontuação final brasileira foi 70, enquanto a da primeira colocada, a França, foi 82.

Em segundo lugar, veio a Austrália, com 81 pontos. Em terceiro, a Suíça, também com 81, seguida pela Alemanha (81), Nova Zelândia (79), Luxemburgo, Estados Unidos e Bélgica (os três com 78 pontos).

Em nono lugar ficou o Canadá (77) e, fechando o top 10, a Itália, também com pontuação final 77.

Por outro lado, na última colocação, aparece a Somália, com índice 30.

Os melhores

O índice destaque como qualidades que melhoram as condições de vida na França, vencedora pela quinta vez, o melhor serviço de saúde do mundo, que justifica a grande burocracia e os impostos altos.

O clima da Austrália seria o responsável pelo saudável estilo de vida da população, bem como o ótimo nível cultural e baixo custo de vida.

Já na terceira colocada, a Suíça, o destaque vai para a super eficiência e o alto desenvolvimento tecnológico do país.

O índice de qualidade de vida dos países é medido sempre no mês de janeiro e avalia 194 países. Ele se baseia em dados governamentais.

veja também