Brasil pode limitar compra de terras por estrangeiros

Brasil pode limitar compra de terras por estrangeiros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

A Advocacia-Geral da União (AGU) está elaborando um parecer para limitar a compra de terras brasileiras por estrangeiros.

Para o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, a questão das terras passa a assumir uma posição "cada vez mais importante" diante do aumento do preço dos alimentos e da demanda mundial para a produção – o que gera uma procura por áreas que possam ser aproveitadas para a agricultura.

"O Brasil é um dos países com maior potencial nessa área. É necessário e faz parte da defesa da soberania do país um regramento para a aquisição de terras. Quase todos os países do Ocidente estabelecem restrições para que os poderes comercial e econômico não se sobreponham à soberania do próprio Estado com aquisição de terras por estrangeiros."

Ao participar de entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, Toffoli lembrou que a AGU já havia emitido um parecer contrário a uma lei de 1971 – que restringia a possibilidade de aquisição de terras por estrangeiros mesmo por meio de empresas registradas e estabelecidas no Brasil.

Segundo ele, a situação à época não exigia uma lei para disciplinar o assunto. "Caminhamos para uma revisão desse parecer e para que se reconheça a validade da lei de 1971".

A norma, de acordo com o ministro, previa limites de áreas conforme os módulos rurais estabelecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O estrangeiro que quisesse comprar áreas maiores do que as definidas pelos módulos precisaria de autorização do Congresso Nacional.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições