Brasil quer ouvir todos os candidatos, diz Mantega sobre FMI

Brasil quer ouvir todos os candidatos, diz Mantega sobre FMI

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (30) que o Brasil só vai definir seu voto à direção do Fundo Monetário Internacional (FMI) depois de conversar com todos os candidatos ao posto.

Mantega recebeu no início da tarde desta terça-feira a ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, uma das candidatas oficiais à chefia do FMI em substituição ao também francês Dominique Strauss-Kahn, que renunciou após ser preso acusado de assédio sexual e estupro.

Na quarta-feira, o presidente do Banco Central mexicano, Agustin Carstens, outro candidato ao cargo, também deve visitar o Brasil.

? componente_materia> O ministro da Fazenda, Guido Mantega, recebeu a candidata francesa ao comando do FMI, Christine Lagarde, nesta segunda-feira (30) (Foto: Reuters) O ministro lembrou que as candidaturas podem ser oficializadas até o dia 10 de junho e que escolha do novo diretor-gerente será no dia 30. O Brasil, disse ele, pretende utilizar o tempo para analisar todas as propostas e definir aquela que melhor representa os interesses do país na instituição.

O ministro voltou a defender que a nacionalidade como critério para a escolha do diretor-gerente é uma idéia “ultrapassada” e afirmou que, no futuro, seria “desejável” uma alternância entre representantes de países emergentes e desenvolvidos no comando do FMI. Ele negou, porém, que os BRICS (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) tenham fechado apoio em torno do nome de Lagarde.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições