MENU

Brasília recebe 1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo nesta terça

Brasília recebe 1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo nesta terça

Atualizado: Terça-feira, 25 Maio de 2010 as 9:08

Começa nesta terça-feira (25), em Brasília, O 1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. O encontro, que vai acontecer até a quinta-feira (27), vai debater alternativas de combate a esse tipo de exploração.

Os temas previstos na pauta são as razões da persistência do trabalho escravo na atualidade, o papel do Congresso Nacional e a responsabilidade das empresas no combate da exploração de trabalhadores.

Durante o encontro, o Ministério do Trabalho e Emprego lançará duas cartilhas com esclarecimentos e dados sobre o trabalho escravo no país.

As publicações devem explicar a caracterização do trabalho escravo, as penas para esse tipo de prática e as ações do governo para combater o crime. O livreto também responde a perguntas sobre como fica a situação trabalhista das pessoas resgatadas do regime análogo ao de escravidão e como a sociedade está se mobilizando para evitar essa prática.

Além disso, as cartilhas devem explicar a legislação sobre o tema e o compromisso internacional do Brasil com o a erradicação do trabalho escravo.

O encontro será promovido pela Conatrae (Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo) e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

veja também