MENU

Bueiros do Rio começam a ser vistoriados nesta sexta-feira

Bueiros do Rio começam a ser vistoriados nesta sexta-feira

Atualizado: Sexta-feira, 12 Agosto de 2011 as 9

Começa nesta sexta-feira (12) o monitoramento dos bueiros do Rio. Na sexta-feira passada (5), a prefeitura anunciou que havia contratado uma empresa terceirizada para a realização do serviço.  As primeiras vistorias, segundo a prefeitura, serão feitas na esquina entre a Rua Sete de Setembro e a Praça Tiradentes, no Centro da cidade.

A iniciativa da prefeitura prevê a inspeção de 10 mil bueiros por mês, mesmo que não haja risco de explosão. O serviço será realizado pela Concremat, contratada em caráter emergencial por seis meses. O contrato custará aos cofres públicos cerca de R$ 4,2 milhões.

De acordo com a prefeitura do Rio, 12 equipes vão trabalhar em turnos diurno e noturno. O monitoramento será feito em caixas de inspeção e câmaras transformadoras. Os técnicos vão utilizar detectores para verificar a presença de gás inflamável e explosivos. A incidência de altas temperaturas também serão checadas com o apoio de um termovisor.

Caso seja comprovada a existência de gás, com possibilidade de explosão, os técnicos deverão avisar imediatamente o Centro de Operações Rio, concessionárias reponsáveis, agências reguladoras, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) e o Ministério Público.

O trabalho será feito principalmente em áreas já apontadas como de maior risco de ocorrência de acidentes como Centro, Copacabana, Botafogo, Laranjeiras, Flamengo e Tijuca . Toda semana um relatório será elaborado e enviado à prefeitura. Já os casos de anormalidades serão informados diariamente.          

veja também