MENU

Cabrita dá leite com duas semanas de vida

Cabrita dá leite com duas semanas de vida

Atualizado: Quinta-feira, 18 Março de 2010 as 12

Uma cabrita de quatro quilos e que nasceu há 17 dias chama a atenção em uma propriedade no agreste de Pernambuco.  Futura, como é chamada, começou a produzir leite quando tinha apenas 12 dias.

O dono da fazenda, Carlos Eduardo Valença, conta que todo mundo ficou assustado. "O funcionário disse que estava saindo um pouco de secreção. Como todo dia vem um veterinário, eu falei que estava acontecendo uma coisa diferente. Contei que estava saindo uma secreção e que a cabra estava doente. Quando o veterinário apertou, o leite saiu na cara dele. Então, ele ficou abestalhado, como eu", diz.

A pequena Futura se transformou em atração turística e recebe até tratamento diferenciado, com direito à massagem com compressa quente. Todos querem ver de perto a cabritinha leiteira. "Quando a notícia começou a se espalhar, veio mulher, menina, gente de fora, todo mundo quis vir olhar", afirma o adestrador Roberto José de Carvalho.

Surpreso também ficou o veterinário da fazenda. Ele explicou que, normalmente, a fase de lactação só chega depois de um certo tempo. "Geralmente, acontece quando o animal atinge 60% do peso adulto. Isso está em torno de oito a 12 meses, dependendo da idade", explica o veterinário José Constantino. De acordo com o veterinário, a secreção tem todas as características de leite, como cor, textura e sabor.

Segundo o consultor veterinário Enrico Ortolani, esse tipo de caso é muito raro. O especialista sugere ao criador que não estimule o crescimento da glândula mamária da cabritinha. Neste caso, é melhor parar de ordenhá-la para evitar uma inflamação no órgão. Se ela não for manipulada, a tendência é que pare de produzir leite. Assim, o animal pode retomar o desenvolvimento normal.

veja também