'Caiu como uma bomba', diz diretora de teatro no RJ de discurso de Obama

'Caiu como uma bomba', diz diretora de teatro no RJ de discurso de Obama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

A diretora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carla Camurati, afirmou que foi pega de surpresa sobre a transferência do discurso do presidente norte-americano, Barack Obama, da Praça Cinelândia para o interior do teatro, no próximo domingo (20). "Essa situação caiu como uma bomba na nossa cabeça na noite de ontem", disse ela, nesta sexta-feira (18).

Segundo Camurati, os funcionários do Municipal estão realizando uma série de reuniões para preparar o local. Com a visita de Obama, a temporada do espetáculo Metrópolis, programada para estrear nesta sexta, foi remarcada para segunda-feira (21).

Exército desconhece motivo de mudança de local

Nesta tarde, o Exército esteve no teatro para inspecionar o prédio. O general Sardenberg, comandante da brigada paraquedista, disse que desconhece os motivos do cancelamento do discurso de Obama em praça pública.

"Os motivos que levaram à decisão eu desconheço. Da minha parte eu não identificava nenhuma ameaça", afirmou ele, que disse ainda que será mantido com dois mil homens. Haverá apenas uma mudança no posicionamento: os soldados que estavam mais afastados vão se posicionar mais perto do Municipal.

Ainda de acordo com ele, a responsabilidade do Exército é apenas no perímetro externo. A segurança dentro do Municipal a responsabilidade é da Polícia Federal. O metrô vai operar normalmente, de acordo com Sardenberg. Em toda a cidade, militares trabalham nos preparativos da visita.

Discurso para convidados

O discurso de Obama será fechado para apenas para convidados do governo do estado, da Prefeitura do Rio e do consulado e embaixada americanos. O Theatro Municipal conta com 2444 lugares e só terá acesso ao local quem estiver com o nome em uma das três listas de convidados.

Na Cinelândia será instalado telão para que a população possa assistir ao discurso de Obama. Anteriormente Obama falaria em discurso aberto ao público em um palco montado na Cinelândia. O motivo para a troca de local não foi divulgado.

A decisão aconteceu na noite de quinta-feira (17), depois de o consulado americano já ter confirmado o discurso aberto. O palco na Cinelândia começou a ser desmontado na manhã desta sexta. Na própria quinta, foram suspensas as interdições que estavam previstas para a partir da meia-noite, a pedido do consulado dos Estados Unidos.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições