MENU

Calçadão Cultural é palco do 20º Festival Internacional de curtas

Calçadão Cultural é palco do 20º Festival Internacional de curtas

Atualizado: Quinta-feira, 20 Agosto de 2009 as 12

Pela primeira vez, um festival cinematográfico de renome no País realiza parte de suas atividades em um bairro distante do tradicional circuito de artes de São Paulo. O local escolhido foi o Cineclube Grajaú, na Zona Sul, que será palco do 20º Festival Internacional de curtas-metragens, de 21 a 27 de agosto. A sala de cinema conta com 120 lugares e equipamentos de projeção e áudio de alta qualidade. O espaço faz parte do recém-inaugurado Calçadão Cultural do Grajaú, um conjunto pioneiro de pólos de cultura e cidadania na Capital.

Com uma programação diversificada, participam do festival curtas das categorias animação, ficção e documentário. Os roteiros falam de realidades sociais, tradições culturais e até paixões, como o futebol. O esporte, aliás, tem um espaço especial chamado "Unidos pela Paixão": os curtas retratam a relação - quase uma religião - entre clubes e torcidas.

Além do lazer, as produções latino-americanas e européias ajudam a promover um intercâmbio cultural. Ao mesmo tempo em que a platéia entra em contato com a linguagem e estética cinematográfica, também participa de uma verdadeira viagem por culturas e modos de vida totalmente diferentes.

A população terá a oportunidade de assistir ao que há de mais recente e inovador nas produções nacionais e internacionais.

O Calçadão foi concebido pela Prefeitura de São Paulo para suprir a falta de locais na região para a realização grandes eventos. Com essa iniciativa, a aproximação entre arte e a população mais carente já é uma realidade.

O próprio cineclube é um exemplo disso. Inaugurada há um ano, a única sala de cinema na região oferece semanalmente sessões gratuitas, com filmes tanto para o público infantil quanto para o adulto.

Conheça mais sobre o festival e a programação .

Serviço

20º Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo

Local: Cineclube Grajaú

Data: De 21 a 27 de agosto

Endereço: rua Professor Oscar Barreto Filho, 252

Parque América, Grajaú, Zona Sul

Lugares: 120

Grátis

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também