MENU

Calçadas do Rio começam a ganhar rampas de acesso para deficientes

Calçadas do Rio começam a ganhar rampas de acesso para deficientes

Atualizado: Terça-feira, 8 Novembro de 2011 as 1:17

Rampa é construída na Avenida Presidente Vargas

(Foto: Divulgação / Rafael Esteves) As calçadas da cidade do Rio de Janeiro começam a ganhar rampas de acesso para cadeirantes como parte de um programa de acessibilidade iniciado nesta terça-feira (8). De acordo com a prefeitura, o objetivo do projeto é incluir rampas de concreto com piso tátil nas obras de conservação e manutenção nos passeios, para facilitar o trajeto de pessoas com deficiência visual, e faixas lisas para cadeirantes, além de correção de meio-fio.

O trabalho vai começar no Centro, onde serão construídas 11 rampas na entrada do Campo de Santana e na Avenida Presidente Vargas, no trecho que fica entre as ruas de Santana e General Caldwell. A previsão da Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos é de que as obras sejam concluídas em 40 dias.

A inclusão da acessibilidade faz parte do projeto de Revitalização do Centro Histórico, que também prevê a implantação de rampas de acesso e passagens de nível em outras vias do Centro, como nas ruas Gonçalves Dias, Uruguaiana, Rosário, do Carmo, Sete de Setembro e da Assembleia.

A acessibilidade também foi incluída no programa de recuperação de áreas com projetos urbanísticos especiais: as rampas de acesso serão reformadas na Praça Saens Peña, na Tijuca , na Zona Norte; enquanto outras serão implantadas em ladeiras em Ipanema, na Lagoa, e em Copacabana, na Zona Sul.

Outras áreas com projetos urbanísticos especiais na Zona Oeste e no subúrbio do Rio também incluirão a construção de rampas.          

veja também