Câmara aprova convite a Abílio Diniz e Coutinho para explicar fusão

Câmara aprova convite a Abílio Diniz e Coutinho para explicar fusão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:35

Deputados de quatro comissões da Câmara aprovaram nesta quarta-feira (6) convites para que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o controlador do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz, compareçam à Casa para falar sobre a fusão dos grupos Pão de Açúcar e Carrefour.

Tanto Coutinho quanto Diniz precisam confirmar se aceitarão o convite e as comissões devem acabar realizando uma sessão conjunta para tratar do tema em data ainda a ser agendada.

  Os parlamentares querem explicações para o aporte de R$ 3,9 bilhões do BNDES no negócio. Para a oposição, não há argumento que justifique o uso de recursos públicos para financiar a operação.

“Trata-se, evidentemente, de injustificável operação internacional que caracteriza, uma vez mais, desvirtuamento da função social daquele banco estatal”, avaliou o presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), uma das comissões a aprovar requerimentos.

  As comissões de Finanças e Tributação, de Fiscalização Financeira e Controle, e de Desenvolvimento Econômico completam a lista de grupos com requerimentos aprovados.

Autor de um dos requerimentos, o deputado Moreira Mendes (PPS-RO) avalia que o BNDES pode se envolver em um negócio “perigosíssimo”: “O BNDES está prestes a intrometer-se em mais um negócio bilionário, injustificável e perigosíssimo, tanto do ponto de vista da defesa do consumidor, quanto do ponto vista da aplicação dos recursos públicos.”

Além de Diniz e Coutinho, os deputados planejam convidar o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Ministério da Justiça (Cade), Fernando Furlan, o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinicius Marques de Carvalho, o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique Pinheiro Silveira, o representante do Grupo Carrefour Luiz Fazzio e o sócio do Banco BTG Pactual Cláudio Galeazzi.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições