Câmara de SP deve escolher novo presidente nesta quarta-feira

Câmara de SP deve escolher novo presidente nesta quarta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Os 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo devem escolher o novo presidente da casa nesta quarta-feira (15), a partir das 9h. Essa é a primeira eleição depois de quatro anos consecutivos sob o comando de Antonio Carlos Rodrigues (PR), que não pode mais concorrer à reeleição.

O novo presidente vai comandar um orçamento de R$ 453 milhões em 2011 e parte dos 1,9 mil funcionários do Poder Legislativo, além de analisar as propostas do prefeito de São Paulo - cidade com orçamento de R$ 35,3 bilhões em 2011 - e até eventualmente substituí-lo em caso de ausência do titular e da vice.

Com poder para fortalecer ou diminuir o peso político do prefeito Gilberto Kassab (DEM), a eleição do presidente também pode influenciar na disputa pela sucessão municipal em 2012 e na disputa pelo governo paulista em 2014.

Apoiado por Kassab, o candidato José Police Neto (PSDB) era o único com nome colocado até a noite de terça-feira (14), mas Rodrigues, líder do Centrão, afirmava que certamente a eleição terá concorrência entre duas chapas. Mais citado como alternativa do Centrão ao nome de Police Neto, Milton Leite (DEM) passou a tarde de terça-feira em negociação para decidir se sairia ou não candidato. A apresentação de candidatos pode ocorrer até minutos antes da eleição.   Rodrigues deixou claro na tarde de terça que o Centrão ainda não desistiu da disputa e criticou vereadores que, segundo ele, traíram o grupo político do qual fizeram parte ao decidirem apoiar o candidato do PSDB.

Rodrigues mostrou uma lista com 17 nomes assinada no início do ano e com reconhecimento em cartório. Nela, há três vereadores que se comprometeram a votar no Centrão e que agora mudaram de ideia.

"Nós integrantes do módulo partidário denominado Centrão nos comprometemos a votar em representante do nosso grupo para o cargo de presidente da Câmara a ser realizada em 15 de dezembro. Assumimos também o compromisso de aliança com o PT na formação da futura chapa para a mesa diretora da Casa", diz o documento.

"O que mais desanima no Poder Legislativo são os traidores de plantão, porque ninguém obrigou", disse Rodrigues. "O que amola é a pessoa ficar com você dois anos, colabora aqui, colabora ali", afirmou. Rodrigues admitiu a possibilidade de reformular o Centrão. "Vamos reformular o Centrão. Os traidores foram embora, graças a Deus. Tem vários vereadores que não se elegeram", afirmou.

Na véspera da eleição, com a sessão ordinária suspensa, a Câmara viveu uma terça-feira de negociações nos bastidores. Police Neto conta com apoio integral do PSDB, PMDB, PRB, PCdoB, PPS e PDT e parcial do PSB, DEM, PP e PV.

A nova mesa eleita terá mandato de um ano e é composta por presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, cujos nomes não haviam sido apontados até a tarde de terça. Os acordos entre os parlamentares para definir a chapa vitoriosa envolvem ainda a discussão sobre a presença de cada um dos partidos nas principais comissões.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições