MENU

Câmara de Taboão da Serra arquiva pedido de afastamento de prefeito

Câmara de Taboão da Serra arquiva pedido de afastamento de prefeito

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 8:25

A Câmara de Vereadores de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, decidiu arquivar o pedido de afastamento do prefeito Evilásio Cavalcante (PSB). A votação começou na noite desta terça-feira (13) e só terminou na madrugada desta quarta (14). Cavalcante é suspeito de participar de fraudes na Prefeitura - entre elas a cobrança de propina para eliminar dívidas de IPTU e um esquema para eliminar multas de trânsito. Mais de 500 pessoas acompanharam a sessão. Doze vereadores participaram da votação – nove votaram contra a abertura da comissão processante e três foram a favor da investigação. Os vereadores que queriam analisar o pedido de afastamento do prefeito pretendem continuar as investigações.

Em junho, secretários e servidores públicos chegaram a ser presos suspeitos de participação em um esquema de desvio de recursos da Prefeitura.     No mesmo mês, o prefeito anunciou a exoneração dos servidores e de três secretários que são investigados por suspeita de envolvimento em uma fraude milionária nas contas do município. Segundo as investigações, eles recebiam dinheiro para anular dívidas de impostos como IPTU e ISS. Vereadores também são suspeitos de participação no esquema.

As investigações, que começaram no mês de março, apontam que os suspeitos estão envolvidos na fraude que ocorria no setor da dívida ativa de Taboão da Serra. Um esquema criminoso cobrava uma porcentagem da dívida dos devedores para terem quitados débitos irregularmente. Os valores devidos eram apagados da conta de dívidas ativas e não entravam no caixa da Prefeitura. As fraudes teriam causado um rombo de mais de R$ 1 milhão nas contas da prefeitura.            

veja também