Câmara vai instalar comissão da reforma política na semana que vem

Câmara vai instalar comissão da reforma política na semana que vem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta terça-feira (22) que uma comissão especial para tratar da reforma política deve ser instalada na semana que vem. Hoje, o assunto começou a ser debatido no Senado.

Segundo Maia, os deputados devem analisar "mais de uma centena de projetos que já tramitam na Casa", enquanto os senadores devem elaborar um anteprojeto de propostas de alteração no atual sistema político. "Lá na frente os dois trabalhos vão se encontrar", explicou.

O presidente da Câmara defendeu ainda nesta terça-feira o fim das coligações partidárias. "Acho que ajudaria a população a votar de forma mais clara", afirmou.

Maia disse, no entanto, que "não podem mudar a regra do jogo com o jogo já em andamento", em uma crítica às liminares concedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para dar posse aos suplentes de deputados de mesmo partidos dos deputados licenciados e não das coligações.

"O que temos que ter o mais rápido possível é o julgamento do mérito dessa matéria. O que estamos fazendo agora é cumprindo a lei, que respeita as coligações", afirmou.

PAUTA

Sobre a pauta do plenário, Maia afirmou que a Casa não deve discutir a volta da CPMF, antigo imposto do cheque. O assunto foi tratado ontem por governadores durante reunião com a presidente Dilma Rousseff. Hoje, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, faz uma visita aos deputados na Câmara.

"A pauta do nosso encontro com ele [Padilha] não é a CPMF. Isso foi pauta do encontro de ontem, mas não há um posicionamento do governo. O que vamos ter que falar aqui mais pra frente é como melhorar o financiamento da saúde, reforçar o SUS", disse antes de dar início a reunião de líderes.

Na sessão desta terça, os deputados devem votar uma medida provisória que cria a Bolsa Atleta.

Por Maria Clara Cabral

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições