MENU

Câmara volta a liberar cota aérea para viagens ao exterior

Câmara volta a liberar cota aérea para viagens ao exterior

Atualizado: Sexta-feira, 22 Maio de 2009 as 12

Um mês após proibir viagens internacionais, a Câmara divulgou nesta quinta, 21 de maio, Ato da Mesa que volta a permitir que deputados usem a cota aérea mensal quando forem ao exterior.

A permissão consta do documento sobre a unificação das verbas (passagens, correio, telefone e verba indenizatória) - o chamado "cotão".

Segundo o texto, os voos para o exterior serão reembolsados desde que a viagem seja de interesse do mandato e mediante prévia autorização do terceiro-secretário. As demais despesas com as viagens também poderão ser reembolsadas. A Casa diz que pode haver economia, pois haveria menos viagens em missão oficial.

No dia 28 de abril, os líderes partidários da Câmara decidiram por unanimidade restringir uso dos bilhetes depois de uma série de escândalos gerados pela má utilização da cota de passagens pelos parlamentares. Na ocasião, havia sido acertado que a cota valeria apenas para viagens dentro do território nacional e viagens internacionais só poderiam ser feitas em missões oficiais.

veja também