MENU

Cameron diz que vai enviar carta para Lula contra Belo Monte

Cameron diz que vai enviar carta para Lula contra Belo Monte

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2010 as 12

O cineasta canadense James Cameron reuniu em Manaus, nesta quarta-feira, representantes de ONGs e lideranças indígenas para fazer um alerta contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, localizada no rio Xingu, área de Altamira (PA). Cameron anunciou que vai enviar uma carta formal ao presidente Lula pedindo que reavalie o projeto. "Eu não sei se ele (Lula) vai ler, mas eu vou enviar a carta...", anunciou.

Cameron está na região desde a sexta-feira passada, quando veio a Manaus para participar do Fórum Internacional de Sustentabilidade. No evento, citou a construção da usina e falou do interesse de conhecer o projeto pessoalmente. "Não quis me pronunciar antes de ver pessoalmente. Estou chegando de Altamira e Volta Grande (PA). Esse é um assunto de caráter emocional para mim. Eu ouvi líderes de centenas de grupos que serão afetados. Eu sou apenas um cineasta, mas vou fazer de tudo para ajudá-los...", disse aos jornalistas.

p Cameron.> Representantes indígenas voltaram a criticar o projeto denunciando a histórica pressão às aldeias da região. "Pra nós serão impactos irreversíveis. Nossa terra tem uma história de pressão. Houve muito massacre dos povos nessa região. Grandes empresários que só vieram tirar riqueza da nossa região e foram embora. Foram só especular, dividiram as áreas indígenas. A (rodovia) Transamazônica foi um grande exemplo de continuidade de destruição. Pra nós, empreendimento deste tipo não gera desenvolvimento. Estamos contra este empreendimento e vamos dar o nosso sangue se for preciso...", disse Sheila Juruna, representante de 19 aldeias que serão alagadas segundo o projeto da obra.

O cineasta e sua mulher anunciaram que ainda não têm um plano formado de como entregar a carta. Cameron disse que vai tentar ser recebido pessoalmente pelo presidente Lula. "Eu costumo planejar essas ações importantes com um ano de antecedência, mas é uma questão urgente. Eu vim aqui pra falar em modo geral e de repente me vi envolvido. Os nosso planos eram sair daqui e tirar umas férias depois de cinco anos, mas agora nós viremos com a responsabilidade com essa questão", disse Cameron.

O cineasta anunciou que vai, sim, filmar parte de Avatar 2 na Amazônia. "Uma parte, sim, mas não sei quando isso será. Nós poderíamos vir aqui pra fazer algumas imagens porque a beleza da natureza não se compara àquela feita por computador...", afirmou. Ele a mulher confirmaram que vão estar de volta ao Brasil dentro de duas semanas. O casal marcou retorno para os EUA na tarde desta quarta-feira.

Por: Arnoldo Santos

Postado por Débora Padoin Malva

veja também