MENU

Caminhão tanque despeja resíduo de óleo em BR e contamina rios do PR

Caminhão tanque despeja resíduo de óleo em BR e contamina rios do PR

Atualizado: Terça-feira, 17 Maio de 2011 as 9:08

O motorista de um caminhão tanque que despejou a carga de resíduos de óleo queimado a beira da BR-277 em Cascavel, no Oeste do Paraná, está sendo procurado pela polícia. O derramamento por volta das 19h de segunda-feira (16). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o responsável pelo veículo teria cometido crime ambiental porque o óleo passou por dentro de um bueiro, desaguou no Rio Quati e acabou atingindo o Rio Iguaçu, afluente do Rio Paraná e o maior do estado.

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Corpo de Bombeiros iniciaram obras de contenções de barreiras durante a madrugada para conter o avanço da mancha, mas tiveram dificuldade por causa da escuridão. Na manhã desta terça-feira (17), ambientalistas devem calcular o prejuízo causado nos rios.

Em fevereiro deste ano, um acidente entre dois caminhões com carga de óleo também contaminou os rios da região e a população ficou sem água durante uma semana. A mancha se espalhou por 14 km após o acidente. Ao menos, 120 mil pessoas, quase metade da população, ficou sem abastecimento.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que desta vez os moradores não sofrerão com a falta de água.        

veja também