Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada na capital paulista

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada na capital paulista

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

A Prefeitura de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 27 de maio. Oficialmente, a campanha termina nesta sexta-feira (20) nos postos de saúde estaduais. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, já foram imunizadas 4,5 milhões de pessoas em todo o estado de São Paulo.

Devem ser vacinados os idosos, gestantes e crianças de até 2 anos. A dose imuniza a população também contra a gripe H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo em 2009.

Profissionais da saúde e indígenas também podem se vacinar. Para as crianças são necessárias duas doses da vacina. A segunda deve ser tomada com intervalo de 30 dias após a primeira.

A vacina pode ser tomada nos postos de saúde, que funcionam das 8h às 17h. A lista dos postos de saúde onde a vacina é dada pode ser encontrada no site .

Sintomas e doenças

Por causa do tempo frio e seco, é mais comum sentirmos mal estar, mas nem sempre os sintomas apontam para a gripe. Os sintomas iniciais para diversas doenças são iguais: moleza, coriza, dor de cabeça, congestão nasal. Por isso, muita gente acaba se automedicando antes de saber qual é o problema - rinite, alergia, gripe.

Só depois de alguns dias aparecem as diferenças entre as doenças, como febre, dores no corpo, dor de garganta. Isso é típico de gripe e resfriado que duram de três a cinco dias. Já as crises respiratórias como rinite, sinusite e bronquite podem ser bem mais longas, principalmente quando não são tratadas corretamente.

A primeira diferença entre as doenças respiratórias é a região do corpo afetada. A mais comum é o resfriado, que provoca dor de garganta e coriza. Os sintomas da gripe são mais fortes: febre alta, dores no corpo e nariz entupido. Nos dois casos, o ciclo da doença não ultrapassa dez dias.

Na rinite, o nariz entupido obriga a pessoa a respirar pela boca, o que provoca dor de garganta, voz anasalada, sono agitado e ronco. Se sentir dor em volta do nariz, nas maçãs do rosto, nos olhos e na cabeça é sinusite. Ela também pode provocar febre.

Garganta irritada, secura, coceira e tosse são sintomas de faringite.         Fonne: G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições