Campanha de vacinação contra febre aftosa termina nesta terça - 31 no PR

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina nesta terça - 31 no PR

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

A campanha de vacinação no Paraná contra febre aftosa termina nesta terça-feira (31). A expectativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB) é vacinar 4,3 milhões de animais de zero a 24 meses. O número corresponde a quase metade do rebanho existente no estado, estimado em 9,2 milhões de cabeças. A vacinação teve início no dia 1º de maio.

A dose é obrigatória e a multa para os pecuaristas que não vacinarem o gado é de R$ 96,09 para cada animal. Segundo a SEAB, a forma mais eficiente e barata de prevenir a doença é com a vacinação.

A doença

A febre aftosa é causada por vírus que atinge animais bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Entre os sintomas, provoca febre, feridas (aftas) na boca e nos cascos, dificultando a alimentação e movimentação dos animais, o que leva a uma rápida perda de peso e queda na produção de leite. Além disso a doença é altamente transmissível entre os animais.

Em função desses fatores a doença provoca sérios prejuízos aos produtores com a rejeição da carne bovina pelo mercado internacional, principalmente nos países já reconhecidos como áreas livres de febre aftosa.

O último caso de suspeita da doença foi em 2005, quando foram bloqueadas as esportações em todo o Paraná.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições