MENU

Campo Grande antecipa campanha de vacinação contra paralisia infantil

Campo Grande antecipa campanha de vacinação contra paralisia infantil

Atualizado: Terça-feira, 14 Junho de 2011 as 12:11

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre

campanha no dia 7 de junho (Foto: Elza Fiúza/Abr)

  A Secretaria de Saúde de Campo Grande antecipa para esta terça-feira (14) a campanha de vacinação contra a poliomelite, prevista para todo o país no sábado (18). A meta total no município é imunizar 61 mil crianças menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Segundo a secretaria, as doses já estão disponíveis nas unidades de saúde.

Na campanha de mobilização que será feita no sábado, tem como meta imunizar, em cada etapa, 95% do público-alvo, que é de 14.148.182 crianças de zero a menores de cinco anos. Para as duas fases da campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A segunda etapa será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para receber mais duas gotinhas contra a pólio.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.          

veja também