MENU

Candidatos à prefeitura de São Paulo recebem propostas de eleitores

Candidatos à prefeitura de São Paulo recebem propostas de eleitores

Atualizado: Terça-feira, 22 Julho de 2008 as 12

Durante evento promovido pelo Movimento Nossa São Paulo na segunda-feira, dia 21 de julho, os principais candidatos à Prefeitura da capital paulista receberam mais de 1,5 mil propostas para melhorar a qualidade de vida na cidade.

As propostas elaboradas pela sociedade civil foram coletadas no processo de mobilização do 1º Fórum Nossa São Paulo - Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável, que teve plenárias finais realizadas em maio.

As sugestões foram divididas por 15 temas: Acessibilidade, Assistência Social, Cultura, Democracia Participativa, Educação,Esportes, Habitação e Urbanismo, Indicadores, Juventude, Meio Ambiente, Orçamento, Saúde, Segurança Cidadã, Trabalho e Renda, Transporte e Mobilidade.

Os candidatos também receberam um documento com dez propostas escolhidas pelo Movimento Nossa São Paulo para acompanhamento durante todo o processo eleitoral e, principalmente, a gestão do próximo prefeito e vereadores.

A entrega das propostas aos candidatos visa contribuir com a elaboração dos programas de governo para a próxima gestão, que se iniciará em 2009. De acordo com a emenda 30 da Lei Orgânica do Município, aprovada em fevereiro deste ano, o próximo prefeito (a) terá que apresentar um programa detalhado de metas, baseados em indicadores, para cada área da Administração Municipal, cada uma das 31 subprefeituras e dos 96 distritos.

Diferentes repertórios estão refletidos nas propostas. O resultado é uma diversidade de vozes e olhares sobre a cidade, num rico conjunto que aborda praticamente todas as áreas de políticas públicas municipais.

Alguns exemplos de propostas para São Paulo:

Criar uma carteirinha única para ônibus, Metrô e trens da CPTM. Criar legislação que incentive empresas e organismos públicos a liberarem, no mínimo, 8 horas por ano para que seus colaboradores possam desenvolver atividades voluntárias. Criar "Intertecas" - mistura de bibliotecas com centros de informática - dentro ou fora das escolas. Implantar linhas de transporte para roteiros culturais da cidade, a preços acessíveis ou gratuitos. Implantar pontos de distribuição de livros nos terminais rodoviários, assim como intervenções artísticas. Instituir eleições diretas para os 31 subprefeitos. Desenvolver e aplicar no município um sistema livre para empréstimos de livros, brinquedos e ferramentas. Estimular o plantio de árvores por casa, com desconto no IPTU. Criar cadastro informatizado único de leitos hospitalares públicos. Criar políticas que estimulem o trabalho no local da residência do trabalhador. Leia a íntegra das propostas em: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/1500propostas

veja também