Candidatos fazem de Juazeiro do Norte, terra de padre Cícero, parada obrigatória nas eleições

Candidatos fazem de Juazeiro do Norte, terra de padre Cícero, parada obrigatória nas eleições

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Primeiro pré-candidato a visitar Juazeiro do Norte (CE), o tucano José Serra segue a tradição criada na eleição de 1989, que tornou a cidade, considerada ''capital religiosa'' do Nordeste por causa de padre Cícero, parada obrigatória durante a campanha.

Naquela disputa, Fernando Collor de Mello (PTB) visitou Juazeiro ao lado de Frei Damião, frade italiano que morreu em 1997, aos 98 anos, e também é tido como santo pelos fiéis. A vitória de Collor, que se diz devoto de padre Cícero, ajudou a criar a mística do lugar.

Veja fotos de outros candidatos em Juazeiro em eleições passadas

Também foi em Juazeiro que Collor, já como presidente em 1991, num palanque ao lado do então governador do Ceará, Ciro Gomes, disse ter ''aquilo roxo''.

Em 1998, quando disputava a reeleição, Fernando Henrique Cardoso escolheu a cidade para lançar a sua campanha no Nordeste. Quatro anos antes, a visita ao túmulo do padre Cícero teve a intenção de acabar com a imagem de ateu do então candidato.

Nas duas eleições seguintes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a vereadora Heloísa Helena (PSOL) também passaram pela cidade durante a eleição.

No dia 12 de abril, a pré-candidata petista Dilma Rousseff, chegou a agendar uma visita a Juazeiro. No entanto, foi cancelada, e a pré-candidata passou apenas por Fortaleza. A viagem da ex-ministra ao Estado foi feita quando Ciro, irmão do atual governador Cid Gomes (PSB), ainda lutava para ser candidato.

Por Daniel Roncaglia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições