Cantareira volta a receber chuva após quatro dias e sobe para 10,8%

Sistema recuperou 2º volume morto, mas situação ainda é delicada. Entre os demais sistemas, apenas o Alto Cotia teve queda no nível.

Fonte: globo.comAtualizado: quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 às 19:29
Cantareira
Cantareira

Após quatro dias de estiagem, o sistema Cantareira voltou a receber chuva nesta quarta-feira (25) e seu nível passou de 10,7% para 10,8%, segundo boletim diário divulgado pela Sabesp. Nesta terça (24), o conjunto de represas atingiu o mesmo nível do segundo volume morto, mas o ritimo de alta desta semana vem sendo menor que o da semana passada.

Além da chuva atipicamente alta para fevereiro, 39,5% acima da média histórica para o mês todo, o sistema se beneficia do aumento da vazão dos rios que desaguam em seus reservatórios. A menor captação de água nas represas e a redução de pressão na rede em São Paulo também contribuem para a alta.

2º Volume Morto
O patamar desta terça-feira corresponde a 105 bilhões de litros, mesma quantidade de água da segunda reserva técnica, que começou a ser contabilizda, no dia 24 de outubro do ano passado. Apesar disso, o conjunto de represas, que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo, ainda não recuperou o primeiro volume morto (18,5%). Isso vai ocorrer quando o sistema chegar 29,2% (10,7% + 18,5%).

O sistema, que começou o mês em 5%, teve em fevereiro o mês mais chuvoso e com mais elevações desde o começo da crise, em janeiro de 2014. A alta desta quarta foi 22ª de fevereiro e a 20ª consecutiva, mas a situação ainda é crítica. A estação chuvosa está terminando e as represas têm que acumular água para enfrentar os meses mais secos.

O governador disse nesta sexta-feira (20) que "não há nenhuma previsão de rodízio", mas a possibilidade ainda não está descartada por completo.

Outros sistemas 
Entre os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo, apenas o Alto Cotia caiu, de 36,7% para 36,4%. O Alto Tietê permaneceu estável e os demais tiveram alta.

Multa
A Sabesp começou a entregar neste mês contas de água com multa para quem excedeu a média do consumo. A sobretaxa na conta foi autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a multa varia entre 40% e 100% para quem consumir mais água neste ano no comparativo entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

A multa foi de 40% para quem consumiu até 20% a mais do que a média do período anterior e a taxa foi de 100% para quem utilizou mais que 20%. A medida é válida somente na parte do gasto de água encanada, que representa metade do valor da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições