Capital paulista ainda não registrou chuva este mês

Capital paulista ainda não registrou chuva este mês

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Capital paulista ainda não registrou chuva este mês

A média climatológica de chuvas para o mês de julho na cidade São Paulo é de 44mm, sendo que ainda não foi registrado nenhum milímetro sequer. No ano passado, a capital registrou quase o triplo da média em julho, 130,4mm.

De acordo com o técnico em meteorologia, Adilson Nazário, do Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura de São Paulo (CGE), as chuvas do ano passado começaram apenas na segunda quinzena do mês.

Sendo assim, será que os paulistanos podem esperar chuvas daqui pra frente? "A previsão não é nada animadora, o bloqueio atmosférico ainda persiste e os simuladores apontam chuvas apenas no final do mês", afirma Nazário.

Se as previsões dos modelos numéricos se confirmarem, julho deste ano pode ser o mais seco dos últimos 14 anos, segundo dados do CGE. Ainda de acordo com o Centro, o mês de julho que menos choveu foi no ano de 1997 e registrou apenas 4,7mm.

Em razão do tempo seco, a umidade relativa do ar também tem ficado muito baixa, próxima dos 30%. No dia 15, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou o índice mais baixo do ano na capital paulista, o mesmo registrado no dia 8, que chegou a 21% no Mirante de Santana (Zona Norte).

Segundo a meteorologista da Somar, Desirée Brandt, a frente fria que chega nesta sexta-feira, dia 18, ao Rio Grande do Sul, avança lentamente nos próximos dias e deve chegar a São Paulo no meio da semana que vem.

"No entanto, o sistema chega muito enfraquecido e dificilmente irá provocar chuvas. A boa notícia é que a qualidade do ar finalmente melhora com a passagem desse sistema. Se chover, será de forma muito fraca e isolada, mas de qualquer forma, a passagem da frente fria faz com que os ventos mudem de direção e passem a soprar do mar, trazendo umidade principalmente para a faixa leste de São Paulo, entre a capital e o litoral".

Os dias seguem com frio pela manhã e temperaturas subindo gradativamente durante as tardes, provocando uma grande amplitude térmica. Como os paulistanos já estão acostumados com essa grande diferença de temperatura, usam cobertores à noite e regata durante a tarde, quando a sensação térmica fica agradável, com os termômetros registrando até 25°C.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições