Carangola decreta luto por Vó Quita, que morreu aos 114 anos

Carangola decreta luto por Vó Quita, que morreu aos 114 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:37

A cidade de Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, está de luto até a quinta-feira (23) pela morte de Maria Gomes Valentim, que era reconhecida pelo Guinness como a pessoa mais velha do mundo e morreu aos 114 anos. Vó Quita, como era chamada, foi enterrada nesta terça-feira (21) no Cemitério da Paz.

No município, bandeiras do Brasil vão ficar a meio mastro em órgãos públicos. Também em homenagem à moradora, um centro de saúde para idosos vai ser batizado com o apelido dela, em 9 de julho, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Carangola. Na data, Vó Quita completaria 115 anos e receberia oficialmente o título do livro dos recordes.

Maria Gomes Valentim morreu às 4h15 desta terça-feira (21), na Casa de Caridade de Carangola. De acordo com o hospital, ela deu entrada no centro de saúde neste domingo (19) por causa de uma pneumonia. De acordo com a neta Jane Ribeiro Moraes, de 63 anos, a família está atordoada com a perda da vovó centenária, mas, ao mesmo tempo, aproveita para relembrar como foi a convivência com ela. "Foi um privilégio conviver com ela. A gente tem muita coisa boa para lembrar".

Maria Gomes Valentim, de 114 anos, em foto de

11 de março de 2011. (Foto: Guinness World Records/AP Photo)

  Guinness Book

O Guinness Book reconheceu Vó Quita como a pessoa mais velha do mundo no dia 18 de maio deste ano. Maria Gomes Valentim, de 114 anos, era moradora da cidade de Carangola, na Região da Zona da Mata. A equipe do Guinness confirmou a data de nascimento de Maria: 9 de julho de 1896.     A mineira morou durante toda a vida na mesma cidade. Maria Valentim se locomovia em uma cadeira de rodas e recebia o equivalente a um salário mínimo para sobreviver (R$ 545). A mineira também dependia o sistema público para tratamentos, já que a família não conseguia pagar seguro de saúde privado.

Ela se casou com João em 1913, mas seu marido morreu em 1946. Teve apenas um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Conhecida como Vó Quita, a mineira parece ter herdado a longevidade do seu próprio pai, que também viveu muito: 100 anos.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições