Cardozo: Dilma quer estratégia internacional contra narcotráfico

Cardozo: Dilma quer estratégia internacional contra narcotráfico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O futuro ministro da Justiça, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), nomeado na semana passada pela presidente eleita Dilma Rousseff, revelou nesta segunda-feira que pretende reunir todos os países que fazem fronteira com o Brasil para definir uma estratégia regional de combate ao narcotráfico e o tráfico ilegal de armas.

'O diálogo com os países que fazem fronteira com o Brasil é essencial para combater o narcotráfico e o tráfico de armas. É fundamental a integração dos países da América do Sul nessa questão', disse Cardozo em conversa com jornalistas.

Ele explicou que antes vai conversar com o Ministério das Relações Exteriores e com o Ministério da Defesa para ver quais estratégias já estão sendo adotadas e como elas podem ser integradas com as iniciativas dos países vizinhos.

'Antes de reunir os países que fazem fronteira com o Brasil, pretendo conversar com o Itamaraty e com a Defesa para saber o que já vem sendo feito', explicou.

O futuro ministro de Dilma também afirmou que as Forças Armadas não têm data para deixar o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. 'As Forças Armadas devem permanecer lá até quando for necessário. Não há prazo determinado para a saída.'

Ele explicou que logo no começo do ano que vem reunirá os governadores para tratar de um plano nacional de segurança pública. Na avaliação do petista não há como enfrentar o problema sem o empenho formal dos demais entes federativos (Estados e municípios).

'Quero reunir os governadores para construirmos um pacto nacional de combate ao crime organizado. O que está acontecendo no Rio de Janeiro é um exemplo claro que podemos ter a força do Estado --União, Estados e municípios-- no enfrentamento dessa situação. Quero fazer isso já nos primeiros dias de governo', salientou.

Por: Jeferson Ribeiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições