
iG São Paulo
Ministro que substitui Cezar Peluso ficará sete meses no cargo, uma vez que em novembro atinge idade limite para o cargo
O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), substituindo o ministro Cezar Peluso. A Corte também apontou para a vice-presidência o ministro Joaquim Barbosa.
Leia também: Cármen Lúcia é eleita primeira presidente mulher do TSE
Ministro Carlos Ayres Britto ao votar pelo reconhecimento dos direitos em relações homossexuais
Foto: Divulgação/STF
Vencendo a eleição por dez votos a um, Ayres Britto assume o cargo no dia 19 de abril. "Agradeço a confiança deste Plenário, prestigiando meu nome para presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça”, disse o ministro.
Apesar de a eleição conceder o mandato até 2014, Ayres Britto deve deixar a Corte antes do término do mandato, uma vez que em novembro completa 70 anos, idade limite para a aposentadoria compulsória. A eleição de Britto e de Barbosa já era esperada, uma vez que o STF observa o princípio de antiguidade para escolher seu presidente e o vice.
Ayres Britto foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao STF em 2003. Entre maio de 2008 e abril de 2010, Ayres Britto foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com Agência Estado
Contribua mensalmente
com o GUIA-ME.
Somos um meio de comunicação cristão. Trabalhamos para informar com clareza e exatidão, sustentados por apuração responsável, revisão criteriosa e compromisso editorial.
Não atuamos como influenciadores de opinião, mas como jornalistas comprometidos com a verdade e os princípios de uma cosmovisão cristã.
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições