Carlos Ayres Britto é eleito novo presidente do STF

Carlos Ayres Britto é eleito novo presidente do STF

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

iG São Paulo

Ministro que substitui Cezar Peluso ficará sete meses no cargo, uma vez que em novembro atinge idade limite para o cargo

O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), substituindo o ministro Cezar Peluso. A Corte também apontou para a vice-presidência o ministro Joaquim Barbosa.

Leia também: Cármen Lúcia é eleita primeira presidente mulher do TSE

 

 

Ministro Carlos Ayres Britto ao votar pelo reconhecimento dos direitos em relações homossexuais

Foto: Divulgação/STF

 

Vencendo a eleição por dez votos a um, Ayres Britto assume o cargo no dia 19 de abril. "Agradeço a confiança deste Plenário, prestigiando meu nome para presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça”, disse o ministro.

Apesar de a eleição conceder o mandato até 2014, Ayres Britto deve deixar a Corte antes do término do mandato, uma vez que em novembro completa 70 anos, idade limite para a aposentadoria compulsória. A eleição de Britto e de Barbosa já era esperada, uma vez que o STF observa o princípio de antiguidade para escolher seu presidente e o vice.

Ayres Britto foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao STF em 2003. Entre maio de 2008 e abril de 2010, Ayres Britto foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com Agência Estado


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições