Casa Branca não confirma visita de Obama a favela no Rio

Casa Branca não confirma visita de Obama a favela no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

A Casa Branca não confirmou a visita do presidente Barack Obama a uma favela no Rio de Janeiro. Durante uma entrevista a jornalistas no centro de imprensa estrangeira do Departamento de Estado nesta quinta-feira, Daniel Restrepo, assistente especial do presidente para assuntos da América Latina, disse que houve algumas variações na agenda de Obama, mas que não entraria em detalhes.     Ele deixou todas as possibilidades na mesa: “Entre estas opções está a resposta”, brincou, respondendo a jornalistas sobre se a visita não está confirmada ou se está confirmada, mas não se pode dizer em qual favela. Restrepo insistiu que vai haver algumas oportunidades para o presidente interagir com a população brasileira no domingo.

Durante a coletiva, Restrepo voltou a dizer que esta viagem representa um começo para uma relação nova e mais profunda com a presidente Dilma e com governo brasileiro, principalmente em áreas de energia, de cooperação trilateral e de assuntos globais atuais, como mudanças climáticas.

Restrepo contou também que a questão do Irã vai ser tratada durante a reunião dos dois presidentes. “Temos visto a preocupação da presidente Dilma com os temas de direitos humanos no Irã. São as mesmas preocupações do presidente Obama.”

Obama visita o Brasil pela primeira vez neste fim de semana. Esta é a primeira vez que o diálogo bilateral entre presidentes americanos e brasileiros começa com o presidente americano indo ao Brasil.

Cidade de Deus

Uma visita do atual presidente americano a Cidade de Deus com a primeira-dama e as duas filhas chegou a ser anunciada pelo governador Sérgio Cabral na internet. Segundo o anúncio, Obama conheceria a comunidade, que recebeu uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Nesta quarta-feira (16), Cabral afirmou que Obama passará duas noites no Rio . "Domingo de manhã vai ao Cristo Redentor, em um programa familiar. Depois, à Cidade de Deus, onde nós estaremos lá o esperando. Depois, ele tem um almoço particular e depois vai à Cinelândia, às 15h. Depois, volta ao hotel e dorme no Rio e segue para o Chile no dia seguinte. Sendo que a primeira-dama e as suas filhas à tarde não o acompanham à Cinelândia. Elas terão um outro programa, eu creio no Jardim Botânico", disse o governador.

A Casa Branca já havia confirmado a visita de Obama ao Cristo Redentor , abrindo a agenda de domingo (20). No mesmo dia, o presidente americano discursa na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Segundo a embaixada americana, o evento acontecerá à tarde, será gratuito, aberto ao público e direcionado a todos os brasileiros, com entrada a partir das 11h30. O discurso do presidente americano será traduzido.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições