Casa Cor no Rio tem cômodos e aparelhos controlados por computador

Casa Cor no Rio tem cômodos e aparelhos controlados por computador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Imagine os Flintstones e os Jetsons no mesmo desenho animado. É assim, num harmonioso e divertido encontro entre o clássico e o moderno, que está a 20ª edição da Casa Cor, no Rio. Lá, num palacete do século XV, 85 arquitetos criaram 61 ambientes que reúnem móveis no estilo Luís XV com tecnologia de ponta. São estampas florais, móveis e acessórios de antiquários, dividindo espaço e charme com Ipads, despensas computadorizadas e TVs de LCD revestida de espelhos.

 

“Você olha e é um espelho, que amplia o ambiente. Mas quando você liga a TV, vê a imagem nele. É uma TV normal, revestida de um vidro especial, com pintura reflexiva”, explicou a arquiteta Solange Medina, que assina o Jardim de Inverno.

Despensa com controle computadorizado

No ambiente da despensa, da dupla Fernanda Bessone e Raul Mora, mais tecnologia. Um computador fica na entrada e, ao lado, conta com um leitor de código de barras. Uma vez os produtos cadastrados, o leitor registra a entrada e saída dos produtos na despensa e faz o controle do que tem em casa ou no restaurante.

Você pode ainda buscar o que procura pela tela sensível ao toque (touchscreen). Ao encontrá-la, basta um clique para que uma luz de LED acenda na prateleira para indicar onde está o que está sendo procurado. É possível ainda listar todos os produtos do estoque e imprimir ou enviar por email. Lavanderia por controle remoto

Desenhada para aproveitar – e reinventar - espaços pequenos, a lavanderia de Adriana Falcão é também um lounge, com sofá, TV e mesa convivendo sem medo com pia, tanque e máquina de lavar. O sistema é simples. O eletrodoméstico fica suspenso e, depois de acionado por controle remoto, desce para que seja abastecido com roupas e volta lá pra cima.

Embaixo, uma bancada de resina colorida e impermeável, que tem pia e vãos que servem de balde, para colocar coisas de molho. “A gente acaba com a lavanderia e cria um lounge. Escondemos toda a parte feia e o que era área de serviço ganhou um acabamento de área íntima”, explica Adriana.

Comando da casa via computador

Outros cômodos como o Quarto dos Avós e o Quarto da Governanta, contam com computadores na parede que permitem coordenar luzes e portas da casa, além de eletrodomésticos e cozinha. Ela, aliás, tem cardápios, receitas em rede e dá até para fazer pedidos de menu a partir de outros computadores da casa. Na adega, o computador controla a temperatura, a entrada e saída da carta de vinhos e a iluminação do ambiente. A tecnologia do toque se estende também para o Quarto dos Filhos, em que a criança, via Ipad, pode escolher TV, computador ou videogame para ser exibido no monitor, além de poder mudar a iluminação e movimentar os planetas que servem de luminárias no teto do cômodo.

Serviço

O evento vai de 3 de setembro a 13 de outubro no Palacete Modesto Leal, na Rua das Laranjeiras 304, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

O ingresso custa R$ 30 (estudantes e idosos pagam meia) e o horário de funcionamento é de terça a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos, das 10h às 20h.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições