MENU

Cassação de Jaqueline Roriz deve ser votada na próxima semana

Cassação de Jaqueline Roriz deve ser votada na próxima semana

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 11:10

O presidente da Câmara de Deputados, Marco Maia, afirmou nesta terça-feira (23) que o pedido de cassação do mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) deve ser votado no plenário na Câmara até o fim da semana que vem. "O pedido está pronto. Devo colocar na pauta e negociar para que a votação aconteça até o final da próxima semana", disse.   Nesta terça, venceu o prazo de 90 dias corridos para que o Plenário votasse o pedido de cassação, mas uma mudança no Código de Ética aprovada em maio permitiu que a votação fosse adiada.

A nova regra diz que o tempo pode ser contado em dias úteis, passando para 26 de setembro o prazo final de votação.

Por causa da mudança, o assunto sequer foi mencionado na reunião de líderes desta terça – que foi interrompida e deverá ser retomada na quarta –feira (24).

O corregedor da Câmara pediu a cassação do mandato de Jaqueline alegando quebra de decoro após um vídeo de 2006 ser divulgado. Nas imagens, a deputada e o marido aparecem recebendo dinheiro de Durval Barbosa, o delator do mensalão do DEM.

Depois, denúncias apontaram que Jaqueline teria utilizado parte da cota para o exercício da atividade parlamentar para pagar aluguel de um imóvel que pertence ao marido.Os fatos resultaram na abertura de um processo disciplinar. No Conselho de Ética, o placar da votação foi de três votos a onze a favor da cassação.

veja também