'Caveirão do ar' da PM chega na tarde desta quinta ao Rio

'Caveirão do ar' da PM chega na tarde desta quinta ao Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

O primeiro "caveirão do ar" totalmente blindado da Polícia Militar está previsto para pousar às 17h na base aérea do Aeroporto Galeão, na Ilha do Governador, no Rio. O helicóptero é um modelo Huey, da empresa americana Bell.

A aeronave, de acordo com o major Rodrigo Seamgladr, do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM), é parecida com o modelo adquirido pela Polícia Civil, mas foi adaptada para atender às necessidades da corporação. Uma das mudanças é a coloração, que passou de azul escuro para um tom verde acinzentado. A cor, segundo ele, pode mudar de acordo com o ângulo, o que serve como uma espécie de camuflagem.

Novidades

O novo "caveirão do ar" é maior do que os helicópteros da frota atual da corporação e pode transportar até 13 tripulantes. A aeronave vai ajudar em ações do Batalhão de Operações Especiais (Bope) contra o crime a também em resgates, como os que a PM realizou em janeiro, na tragédia da Região Serrana .

Além disso, foi instalado um gancho, para transporte da tropa e de equipamentos. “É uma alça para o desembarque rápido, em locais onde não tem área para pouso, em até 15 metros de altura. Esse sistema é muito utilizado em áreas de conflito e em ações da Defesa Civil” afirmou o major.

Outra novidade é que o novo modelo permite operações noturnas. “Isso permite fazer um voo cego”, afirmou o coronel Lima Castro, relações públicas da PM.

Segundo o major, quatro pilotos do GAM receberam treinamento especial nos Estados Unidos, durante 15 dias, para comandar a máquina.

O GAM e a PM não informaram o valor pago pelo helicóptero.

A expectativa é de que o “caveirão do ar” entre em ação dentro de 10 dias. “Como o helicóptero fez um voo muito longo, vai primeiro passar por uma oficina, para poder entrar em operação mais tardar em 10 dias”, disse Seamgladr.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições