Caxias sedia evento para cadastramento de doadores de medula óssea

Caxias sedia evento para cadastramento de doadores de medula óssea

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

A Prefeitura de Duque de Caxias, o Hemorio e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) realizaram nesta quarta-feira o primeiro grande evento para cadastrar doadores de medula óssea da Baixada. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, localizada na Praça do Pacificador, no Centro de Caxias. Ao todo foram recolhidas cerca de 400 amostras de sangue para a identificação de características genéticas e cadastramento na lista de doadores do Hemorio.

O transplante de medula óssea é o único tratamento para certos casos de leucemia, uma doença cuja maior característica é o aumento anormal do número de glóbulos brancos na medula, a tal ponto que pode impedir a produção de sangue no paciente e levá-lo à morte.

De acordo com Regina Lacerda, responsável pelo projeto de cadastro externo de doadores de medula óssea do Hemorio, a equipe se mostrou satisfeita com a ação.

- É importante termos uma boa amostragem de doadores da Baixada Fluminense, uma região com mais de 3,5 milhões de habitantes. As chances de um paciente que precisa de transplante encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil. Quanto mais doadores existirem da região onde ele nasceu, maiores são as chances de encontrar uma medula compatível. Vamos agora fazer ações semelhantes em outros municípios da região -  disse Regina.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições