Ceará lança projeto para fortalecer posição como produtor de moda

Ceará lança projeto para fortalecer posição como produtor de moda

Atualizado: Quarta-feira, 23 Setembro de 2009 as 12

O Projeto ''Pólo Moda Ceará'' tem lançamento nesta sexta-feira, 25 de setembro. O evento será marcado com um café da manhã na sede do Sebrae no Ceará. O pólo está sendo implantado com o objetivo de promover a competitividade e consolidar o Ceará como produtor de moda. 

O projeto, que tem à frente o Sindicato da Indústria Têxtil do Estado do Ceará (Sinditêxtil), com o apoio técnico do Sebrae no Ceará, visa fortalecer e reposicionar a cadeia produtiva da moda cearense. As ações envolvem micro e pequenas empresas dos segmentos de moda íntima, moda praia, moda feminina, infanto-juvenil, aviamento, malharia e de beneficiamento de três regiões cearenses: Metropolitana de Fortaleza, Baixo Jaguaribe e Ibiapaba.

A implantação do pólo nasceu de uma demanda do setor têxtil e de onfecção cearense, a partir de um plano de trabalho realizado pelo Sebrae a pedido do Sinditêxtil e voltado para a ampliação da base de atendimento às micro e pequenas empresas atuantes no ramo.

A partir daí teve início a mobilização, junto às lideranças locais, com o intuito de elaborar um projeto participativo, fundamentado na realidade dessas empresas.

As dificuldades enfrentadas pelas empresas foram mapeadas em eixos estratégicos, com foco na cultura da cooperação, tecnologia, inovação, gestão, maior participação no mercado e na busca de soluções do poder público para melhorar a competitividade do setor. O mapeamento deu origem a um conjunto de ações de capacitação, consultoria, prospecção de mercado, promoção comercial, encontros de negócios e apoio à promoção ou acesso a feiras e eventos, que deverão suprir as lacunas existentes nas áreas de gestão de uma pequena empresa produtora de moda.

Com a implantação do projeto, o objetivo é aumentar o registro de casos de sucesso relativos a boas práticas de gestão e associativismo, ampliar em 8% o volume financeiro de vendas das empresas até dezembro de 2010, e aumentar as exportações do setor, elevando em 5% o número de novas empresas no mercado internacional, a cada ano de realização do projeto.

Além do Sinditêxtil e Sebrae no Ceará, o Projeto ''Pólo Moda'' tem a parceria do Governo do Estado, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, além do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, representado pelo Senai, com apoio da Associação de Moda Íntima do Ceará, da Associação das Confecções do Montese, do Maraponga Mart Moda, entre outras parcerias.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), O Ceará já ocupa o quinto lugar no ranking do PIB Têxtil da moda brasileira, com 6,6% do mercado. O faturamento do Estado, em 2008, foi de US$ 2,84 bilhões, resultado do trabalho de 1.980 empresas e 5.965 estabelecimentos, que empregam um total de 108.900 pessoas.

Sreviço:

Sebrae/CE - (85) 3255-6600

veja também