MENU

Ceará: Operação Sorriso seleciona crianças para cirurgia

Ceará: Operação Sorriso seleciona crianças para cirurgia

Atualizado: Quarta-feira, 2 Setembro de 2009 as 12

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) realiza nesta terça, 1º, e quarta, 2, seleção dos pacientes que podem ser beneficiado com cirurgias gratuitas de fissuras labiopalatinas (lábio leporino). A seleção faz parte da Operação Sorriso que vai realizar, de 4 a 8 de setembro, 60 cirurgias

Será a segunda vez que o programa vai ser realizado este ano no Ceará. Em maio a Operação Sorriso esteve no município de Barbalha. Na ocasião 61 pacientes foram examinados por voluntários e 38 pacientes receberam cirurgias reconstrutivas gratuitas.

A equipe médica da ação aqui em Fortaleza será composta por 19 profissionais, sendo 16 vindos especialmente para a missão (2 russos, 3 americanos, 1 boliviano e 6 de estados como Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro). A equipe de cirurgiões do Hias que vai participar ativamente do mutirão será formada pelos médicos Geraldo Sérgio Teixeira, Moacir Cimort e Francisco Teixeira, que já realizam estas cirurgias mensalmente no Hias. “Estamos preparados para atender cirurgicamente cerca de 100 pacientes, mas é importante destacar que os que não forem contemplados durante o programa deste ano serão avaliados e cadastrados tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso quanto para atendimento no serviço de fissurados do Hospital Infantil Albert Sabin”, lembra Evelin Gondim.

Atualmente a Organização Mundial da Saúde aponta 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas no território nacional - 1 a cada 650 crianças nascidas no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior a boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

As consequências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

Serviço:

Operação Sorriso do Brasil

Dias de seleção dos pacientes: 1º e 2 de setembro

Dias das cirurgias: 4 a 8 de setembro

Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila

União - Fortaleza / Ce)

Horário: a partir das 8h

Telefone para informações: (85) 3101-4214 (serviço social) 

Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes, 1º e 2 de setembro.

veja também