MENU

Celulares podem ser bloqueados pelo número de série

Celulares podem ser bloqueados pelo número de série

Atualizado: Segunda-feira, 20 Junho de 2011 as 3:58

A primeira ação de muitas pessoas em caso de perda ou roubo do celular é pedir que o chip seja bloqueado, mas muitos não sabem que também podem bloquear o aparelho. Para realizar o procedimento, é preciso entrar em contato com a operadora de telefonia celular e informar o Imei, sigla em inglês que significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel, que é o número de série do aparelho. Depois de algumas horas, ninguém poderá utilizá-lo.

De acordo com Gilberto Dias, gerente do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no momento da venda, alguns fornecedores informam o número de série na nota fiscal. Caso o consumidor não seja capaz de identificar o Imei, ele pode digitar *#06#. Outra opção é retirar a bateria do aparelho, pois os algarismos estão anotados em uma etiqueta no verso.

Segundo Dias, é preciso anotar o número em local seguro para o caso de perda ou roubo. De acordo com ele, uma vez bloqueado, o celular perde o valor comercial, pois nenhuma operadora poderá habilitá-lo com outro Imei. Também é importante que o consumidor faça um boletim de ocorrência para auxiliar a Polícia Militar a monitorar os locais de maior incidência de assaltos. Se o aparelho for recuperado, o bloqueio pode ser desfeito.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Procon informaram que as operadoras são obrigadas a dizer aos consumidores que o aparelho e o chip podem ser bloqueados.          

veja também