Cem cidades decretaram situação de emergência devido às chuvas em MG

Cem cidades decretaram situação de emergência devido às chuvas em MG

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:59

A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais informou, nesta terça-feira (25), que subiu para 100 o número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência devido às chuvas que atingem o estado desde outubro de 2010. De acordo com o órgão, as duas cidades a entrar recentemente na lista foram Ipuiúna, no Sul de Minas, e Inimutaba, na Região Central do estado.

Ao todo, a Defesa Civil de Minas registrou 17 mortes em decorrência das chuvas, sendo a primeira morte no dia 23 de novembro de 2010 e a mais recente, no dia 20 de janeiro de 2011. Segundo o boletim, 1.324.430 pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado, sendo que 92 delas ficaram feridas, 17.681 foram desalojadas e 2.628 desabrigadas. O estado não tem registro de nenhuma pessoa desaparecida.

Desde o início da temporada que a Defesa Civil considera chuvoso, que começou em outubro de 2010, 251 casas e 151 pontes foram destruídas e 6.803 casas e 386, danificadas.

Das 100 cidades, 27 cidades tiveram o decreto de situação de emergência homologado ou reconhecido. O decreto passa a ser homologado quando o estado analisa o relatório da prefeitura e aprova as informações. O decreto passa a ser reconhecido na terceira etapa do processo, quando o relatório é encaminhado para o Ministério da Integração Nacional e também é aprovado.

As cidades que estão com decreto homologado ou reconhecido são: Divino, Itueta, Muriaé, Jampruca, Matipó, Guarará, Mathias Lobato, Galiléia, Entre Folhas, Ponte Nova, Santana dos Montes, Cataguases, Lajinha, Mantena, Tumiritinga, Eugenópolis, Resplendor, Miraí, Goiabeira, Governador Valadades, Guaraciaba, Cuparaque, Belo Horizonte, Ubá, Visconde do Rio Branco, Coração de Jesus, Itanhomi.

No boletim da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira, 52 cidades que decretaram situação de emergência estão em análise pela Defesa Civil, antes da fase de homologação. Desde outubro, 21 cidades tiveram o decreto arquivado, o que significa, segundo a Defesa Civil, que as informações prestadas não configuravam a gravidade exigida na situação de emergência.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições