Censo 2010 já encerrou trabalho em 46 cidades do Estado

Censo 2010 já encerrou trabalho em 46 cidades do Estado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Os trabalhos para o Censo 2010 no Paraná estão correndo de forma tranquila. Até o momento, 46 dos 399 municípios do Estado já encerraram as coletas de dados. Ao todo, foram entrevistadas 8.954.281 milhões de pessoas, o que corresponde a 84% de toda a população paranaense. A expectativa é de que até o dia 31 de outubro todos os trabalhos estejam encerrados.

De acordo com o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Paraná, Silval Dias dos Santos, todos estão otimistas com o desenrolar das ações. “Estamos caminhando para a reta final do trabalho de recenseamento. Os últimos municípios devem encerrar esta parte até no máximo a primeira semana de outubro. Após a coleta de dados, vem as outras atribuições, como, por exemplo, supervisão em campo, verificações dos dados, entre outros. A ideia inicial era de concluir tudo até novembro, mas estamos confiantes de que iremos concluir antes do prazo”, revela.

Uma das razões do sucesso está na própria população. Dias dos Santos comenta que a maioria das pessoas tem recebido os recenseadores e respondendo o questionário. “Graças a farta divulgação junto aos meios de comunicação, o pessoal que está coletando os dados da população não estão encontrando dificuldade ou mesmo resistência das pessoas. Elas reconhecem de imediato os recenseadores, que fazem o seu trabalho. Além disso, a condição climática também nos ajudou bastante, pois tivemos poucos dias de chuva, que dificulta muito”, avalia.

Os únicos obstáculos para o pessoal do Censo são os condomínios de moradores de classe média alta. “Eles são os que se mostram mais receosos, mas a maioria tem nos atendido”, informa.

A expectativa é de apresentar os dados preliminares das mais de 5,5 mil cidades brasileiras ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o dia 4 de novembro. A versão definitiva deverá ser entregue no dia 27 do mesmo mês.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições