Center Norte é reaberto em SP

Center Norte é reaberto em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

O Shopping Center Norte, na Zona Norte de São Paulo, foi reaberto às 10h desta sexta-feira (7), após ser fechado na quarta (5). De acordo com a Cetesb, o centro comercial tem concentração de gás metano acima do normal, criando risco de explosão no estabelecimento. A Prefeitura determinou o fechamento, mas revogou a decisão após vistoria realizada nesta quinta-feira (6) e o recebimento de um laudo da Cetesb.

Técnicos da companhia vistoriaram, na quarta e na quinta, os 11 drenos instalados pelo Center Norte para dissipar o gás metano concentrado no subsolo do shopping. A Cetesb encaminhou o laudo a uma comissão da Prefeitura, que, após análise, decidiu permitir a reabertura do shopping. O Lar Center e o Carrefour também serão reabertos.   Segundo a administração municipal, "em face dos resultados apontados pela Cetesb ao Grupo de Acompanhamento, o Departamento de Controle da Qualidade Ambiental revogou a suspensão das atividades do Complexo Center Norte".

"Ressalta-se, porém, que a Prefeitura solicitará à Cetesb que a informe do seu monitoramento e a qualquer indício de que há risco para a população tomará as medidas cabíveis", informou, em nota.

Nesta quinta, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou as instalações dos drenos no Center Norte, em companhia do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas. Durante a visita, a direção do shopping fez uma apresentação mostrando o que foi feito para garantir a segurança no local.

O prefeito tranquilizou usuários do shopping sobre a ocorrência do vazamento de gás. "O problema é recente. Não vamos imaginar que existia risco para as pessoas anteriormente", disse Kassab.

Os técnicos da Cetesb, que também realizaram medições de gás metano na quarta-feira, elaboraram um laudo.

A Cetesb também suspendeu a multa diária de R$ 17.450 imposta desde 19 de setembro ao Shopping Center Norte, por considerar que "foi atendida exigência feita pela agência para a instalação de um sistema emergencial de drenos". Após a vistoria da quarta-feira, os técnicos consideraram o funcionamento dos equipamentos satisfatório, segundo a companhia.

Em nota, a Cetesb disse que "dos 27 poços monitorados ontem [quarta], apenas dois acusaram pressão suficiente para a migração do metano ao ambiente interno do shopping" e que, agora, há "condição necessária para se prevenir a entrada do gás para o interior do edifício".

Cingapura

Sobre o Cingapura Zaki Narchi, conjunto habitacional que fica próximo ao Center Norte, Kassab afirmou que o "risco é bem menor". Segundo o prefeito, há poucas caixas de passagem de cabos e tubos de água no Cingapura e que, por isso, "o gás que acumula nesses pontos é menor".

Kassab disse ainda que no Cingapura "há mais área permeável", o que faz com que o gás consiga escapar com mais facilidade. "Mas o monitoramento no local vai ser diário", disse. A Promotoria recebeu nesta noite o relatório sobre o plano de ações para o conjunto preparado pela Prefeitura. O Ministério Público só se manifestará sobre o documento, no entanto, nesta sexta.

Entenda o caso

O Center Norte entrou para a lista de áreas contaminadas críticas da Cetesb por causa da existência de gás metano no terreno. A região foi utilizada durante décadas como depósito de lixo antes da construção do shopping, na década de 80. A Prefeitura determinou na semana passada o fechamento do shopping, que permaneceu aberto por causa de uma liminar. A Justiça cassou na terça-feira (4) a liminar que mantinha o centro comercial em atividade.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições