Central de informações por telefone do Detran de SP entra em teste

Central de informações por telefone do Detran de SP entra em teste

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

A central de informações por telefone do Detran de São Paulo está em teste desde a semana passada. O número foi divulgado apenas nos postos de atendimento do Poupatempo e do Detran – não há nenhuma referência ao serviço na internet. Por isso, a procura ainda é pequena. Nos primeiros dias, o Disk-Detran recebeu menos de 4 mil ligações e a meta é atender 15 mil por dia.

“Com esse serviço a gente vai poder ajudar o cidadão a pular uma etapa, a gente não vai mais precisar ir ao Detran pra ser informado, ele pode ligar pro telefone e ter essa informação”, explica o coordenador geral do Detran, Daniel Annenberg.

Na central, 150 atendentes usam um guia de informações para tirar dúvidas sobre os serviços que podem ser feitos pessoalmente ou pela internet. O SPTV testou o serviço e ficou claro que essa fase de pré-operação ainda é de muitas dúvidas para as atendentes.

Disk-Detran

O número do Disk-Detran é 3322-3333. Por enquanto, o atendimento é para a capital paulista e a região metropolitana. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h. No sábado, de 6h30 às 15h. O objetivo é eliminar justamente a fila de informações no Detran.

Internet

Quem entra no site do Detran de São Paulo em busca de informações e serviços importantes ainda fica muito confuso. Em março deste ano aconteceu uma reformulação do Detran, quando o órgão passou a ser administrado pela Secretaria de Gestão Pública. Na época, o governo disse que o atendimento ia ter padrão igual ao do Poupatempo, mas não é isso que se vê.

Serviços que já estão disponíveis pela internet continuam sendo feitos pessoalmente. A estrutura ainda deixa desejar e falta agilidade. Há meses, o guindasteiro Fábio Mesquita Santana tenta regularizar multas e pontos na carteira de uma antiga moto, vendida sem a devida transferência.

A promessa era que em 90 dias um novo site do órgão seria inaugurado. O portal entrou em funcionamento no dia 22 de junho, mas sem serviços importantes como a emissão da segunda via de documentos. Hoje, depois de quatro meses de prazo para as mudanças, já é possível acessar alguns serviços online.

“A permissão internacional para dirigir já está na internet. A segunda via da carteira de motorista também, cópia de registro de licenciamento de veículo, acompanhamento da sua primeira via. Estamos vendo vários novos serviços eletrônicos que também vamos colocar”, diz o coordenador geral do Detran, Daniel Annenberg.

Serviços eletrônicos

No portal do Detran já está disponível consultar os pontos na CNH, multas e dados do veículo, acompanhamento da primeira CNH, acompanhamento de serviços de CRLV (Certificado do Registro de Licenciamento do Veículo), pesquisa da situação cadastral para a emissão de segunda via do CRLV, solicitação de segunda via da CNH, CNH definitiva e solicitação de Permissão Internacional para Dirigir (PID).            

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