Centro de reabilitação de animais tem treinamento de voo em MS

Centro de reabilitação de animais tem treinamento de voo em MS

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Um centro de reabilitação de animais, em Mato Grosso do Sul, cuida das aves que seriam vendidas ilegalmente por traficantes. Os bichos passam por um processo de readaptação antes de voltarem para a natureza.

Noventa e cinco por cento das aves atendidas pelo centro de reabilitação de animais silvestres em Mato Grosso do Sul são papagaios. Os traficantes capturam os filhotes no estado e vendem no Sudeste do país.

Na unidade, em Campo Grande, os animais recebem cuidados de especialistas, alimentação balanceada e uma espécie de treinamento para voltar à natureza. "Nós providenciamos alimentação adequada e não procuramos amansar os filhotes. Assim que saem da primeira alimentação, entram no recinto de adaptação. Após esse recinto, vão para o treinamento de voo e a soltura", explicou o veterinário Álvaro Cavalcanti.

Na última etapa de readaptação, os papagaios ficam em um viveiro bem grande. Quando chegam, já estão com todas as penas e podem começar a treinar os voos.

Em 2009, cerca de 2 mil papagaios foram reabilitados pelo centro. Daqui a um mês, mais de 300 aves ganharão a liberdade novamente. Os pássaros são soltos em fazendas do sul do estado. São propriedades que, de acordo com os técnicos, têm as condições mínimas para a sobrevivência dos bichos.

A maioria das aves foi encontrada em fiscalizações feitas pela Polícia Rodoviária nas estradas de Mato Grosso do Sul.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições