MENU

Cerimônia de abertura da Copa terá 1.500 artistas

Cerimônia de abertura da Copa terá 1.500 artistas

Atualizado: Quinta-feira, 10 Junho de 2010 as 8:41

Mais de 1.500 artistas, entre dançarinos, músicos e intérpretes, atuarão nesta sexta-feira na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2010, transmitida ao vivo para centenas de milhões de pessoas em 215 países, segundo o Comitê Organizador (LOC, na sigla em inglês).

- A cerimônia de abertura apresentará uma grande escalação de gigantes da música e da indústria do entretenimento sul-africanos e de todo o continente africano, mostrando a uma audiência global de milhões de pessoas o talento, criatividade, tecnologia e espírito de boas vindas da África - disse em comunicado Danny Jordaan, diretor-executivo do LOC.

A cerimônia, que será realizada no Soccer City antes do jogo que abre a Copa, entre África do Sul e México, durará meia hora, e terá participação, entre outros, de R Kelly, que ganhou vários Grammys e que interpretará a canção principal da cerimônia, ''Sign of Victory'', junto ao grupo sul-africano Soweto Spiritual Singers.

Segundo o LOC, ''a cerimônia será um reflexo da orgulhosa herança cultural africana'' e mostrará o talento artístico do continente. O tema do evento será ''Recebendo o Mundo em casa''.

Entre os artistas convidados estão o trompetista sul-africano Hugh Masekela, o nigeriano Femi Kuti, que interpreta a famosa canção ''Bang, Bang, Bang'', o artista pop argelino Khaled, a lendária banda ganesa Osibisa, assim como importantes artistas sul-africanos como Thandiswa Mazwai, Pantsula, TKZee e o cantor Timothy Moloi.

- Acho que a cerimônia de abertura será uma mostra espetacular do melhor da arte, cultura, música e dança africana. Haverá uma grande representação de artistas sul-africanos e de todo o continente, especialmente dos seis países participantes do torneio - destacou o ministro de Arte e Cultura da África do Sul, Lulu Xingwana.

A grande ausência do concerto será a do tenor Siphiwo Ntshebe, conhecido popularmente como o ''Pavarotti Negro'', de quem era amigo, e faleceu em maio em decorrência de uma meningite.

veja também