CET, CPTM e Metrô têm esquemas especiais para jogos do Brasil

CET, CPTM e Metrô têm esquemas especiais para jogos do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Nos dias de jogo da seleção brasileira na primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô vão trabalhar com operações especiais nos dias úteis.

A CET informa que vai monitorar os principais corredores viários da cidade e as áreas com maior concentração de bares, como os bairros de Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Olímpia, Santana, Tatuapé, Centro, entre outros.

Segundo a CET, haverá aumento de 30% no efetivo, totalizando mais de 500 agentes em campo, 270 deles posicionados em pontos estratégicos e os demais percorrendo os 194 principais corredores. A intenção é retirar interferências na via pública.

No dia 15 de junho, quando a seleção entra em campo às 15h30, o horário previsto de maior movimento concentra-se entre 13h30 e 15h30. No dia 25 de junho, quando a partida acontece às 11h00, o tráfego deverá ficar mais intenso entre 9h00 e 11h00 e, à tarde, entre 13h00 e 15h00.

O sistema de estacionamento do tipo Zona Azul estará funcionando normalmente.

  A CPTM e o Metrô vão operar com frota máxima para atender aos usuários que pretendem se deslocar nas duas horas que antecedem aos jogos da seleção brasileira.

Para ajudar no embarque e desembarque, haverá orientação feita por funcionários identificados por um colete. Os agentes também vão monitorar a permanência dos usuários atrás da faixa amarela (na plataforma de embarque) e o fechamento das portas dos trens. O objetivo é promover a rapidez nas viagens, organizar o embarque e o desembarque e diminuir as interferências que causam atraso durante a partida do trem.

Outros serviços

Alguns serviços de São Paulo também terão o seu funcionamento alterado. É o caso de algumas redes de supermercados e da grande maioria dos shoppings da capital paulista. Confira.

Supermercados

O funcionamento dos supermercados de São Paulo não segue um padrão. Todas as lojas da rede Pão de Açúcar e Extra fecham 10 minutos antes dos jogos do Brasil e reabrem de 10 a 30 minutos após o encerramento. Já as unidades da rede Walmart permanecem abertas transmitindo as partidas pelos televisores das lojas.

Shoppings

Os shoppings fecham as portas 30 minutos antes dos jogos e reabrem 30 minutos após o término. Segundo a Alshop, a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, pequenas variações podem ocorrer, mas a grande maioria dos estabelecimentos segue essa orientação. As praças de alimentação funcionam normalmente sob o critério de cada lojista, cabendo a eles promover ofertas para atrair os consumidores.

Bancos

Nas datas em que a seleção brasileira jogar às 15h30, o expediente bancário no interior de São Paulo, na capital e nas regiões metropolitanas é das 8h às 14h. Quando o Brasil jogar às 11h, o expediente no interior é das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30. Já na capital e nas regiões metropolitanas, o funcionamento dos bancos em jogos às 11h acontece entre as 8h e as 10h30 e as 14h e 16h.

Cinemas

Na rede Cinemark, em dias de jogos do Brasil às 11h, as sessões em todas as unidades só começam às 14h, ocorrendo normalmente a partir desse horário. Nos dias em que as partidas ocorrem às 15h30, os cinemas abrem no horário normal e exibem todos os filmes iniciados até às 13h30. Nesses dias, estão suspensas todas as sessões entre 13h30 e 18h. Os cinemas voltam a operar após as 18h.

Operadoras de telemarketing

As empresas de telemarketing funcionam durante as partidas do Brasil. De acordo com a ABT, a Associação Brasileira de Telesserviços, é possível que o ritmo das chamadas diminua, mas não há interrupção. A dica é aproveitar o momento dos jogos para resolver algum problema pelo telefone.

Bolsa de valores

Segundo a BM&F Bovespa, não haverá interrupção no funcionamento dos sistemas de negociação e das Clearings durante as partidas do Brasil. No segmento Bovespa, o pregão regular funciona em sessão contínua das 10h às 17h, com After Market das 17h30 às 19h. No segmento BM&F, os horários de negociação estão disponíveis no site da BM&F Bovespa.

Correios

Nos jogos da seleção com início às 15h30, todas as agências dos Correios funcionam das 8h30 às 15h. Nesses dias, os horários-limite de postagem para expedição na mesma data deverão ser antecipados para as 12h. No caso dos jogos às 11h, as agências ficam fechadas das 10h30 às 13h e reabrem após a partida.

Aeroportos

A programação de voos dos aeroportos de São Paulo independe dos jogos da seleção brasileira e segue seu calendário normal. Segundo a assessoria de imprensa da TAM, os jogos não serão transmitidos dentro dos aviões, cabendo ao comandante da aeronave qualquer informação sobre os resultados.

Saúde

Os serviços essenciais de natureza contínua, como assistência médica e hospitalar, não terão nenhum horário diferenciado por conta dos jogos do Brasil.

Abastecimento

Os mercadões de São Paulo têm horários de funcionamento próprios. O Mercado Municipal, por exemplo, terá um telão transmitindo o jogo para funcionários e consumidores. No entanto, por receio de vandalismo, alguns pontos podem abrir após o jogo.

Escolas

As aulas das escolas municipais no período matutino serão suspensas quando os jogos da seleção brasileira acontecerem às 11h. No caso de a partida acontecer às 15h30, não há aulas no período vespertino.

Masp

Nos jogos às 15h30, o Masp funciona das 11h às 15h. Nas partidas que acontecerem às 11h, o museu só abre às 13h30.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições