CET monta esquema para a volta às aulas na capital paulista

CET monta esquema para a volta às aulas na capital paulista

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realiza operação especial de volta às aulas nas proximidades de 127 escolas particulares e públicas. A operação teve início na semana passada e continua nesta segunda-feira (7).

O objetivo é orientar, ordenar e fiscalizar o trânsito nas proximidades das escolas onde o tráfego intenso tem potencial para causar lentidão. Mesmo em escolas onde o ano letivo teve início no dia 26 de janeiro, como o Dante Alighieri (Jardins), por exemplo, também haverá monitoramento e fiscalização do trânsito.

A operação vai contar com 263 operadores de trânsito da CET e funcionários de escolas treinados e vai disciplinar o embarque e desembarque de alunos. Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser diminuídos com esta ação. 

O projeto conta com quatro atividades distintas para serem aplicadas nas 127 escolas contempladas na operação Volta às Aulas: 

Operação Contínua (14 escolas)

Aplicada em escolas localizadas em pontos estratégicos da cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas provocando grande impacto no trânsito. Diariamente, equipe de agentes da CET estarão operando as entradas e/ou saídas dos alunos. A CET também oferece treinamento específico aos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais.

Operação Periódica (67 escolas)

Aplicada em escolas localizadas em áreas que podem eventualmente provocar impactos ao trânsito. Periodicamente contará com equipe de agentes nos horários de entrada e/ou saída dos alunos. Nesses casos, a CET também desenvolve treinamento específico com os funcionários dessas escolas.

Operação Supervisionada (30 escolas)

Aplicada em escolas que raramente causam impacto sobre o trânsito,compreende  treinamento dos funcionários dessas escolas para desenvolver ações operacionais básicas e de orientação. Nos primeiros dias de atuação destes funcionários, é deslocada equipe de agentes para consolidar a rotina.

Ação Educativa (16 escolas)

Treinamento prévio da CET para funcionários das escolas, que desenvolvem ações básicas de segurança e orientação. Também, para estas escolas, são treinados bolsistas que atuam como orientadores de travessia - Operação Trabalho.

Escolas com maior impacto no sistema viário

 As 14 principais escolas no índice de impacto no trânsito que serão alvo de operação contínua da CET são:

- Universidade Mackenzie

- Rio Branco

- Faap

- Escola Boni Consilii

- Colégio Mackenzie

- Colégio Renascença

- Colégio São Luís

- Colégio Dante Alighieri

- Colégio Britânico

- Colégio Palmares

- Colégio Madre Paula Montalt

- Colégio Bandeirantes

- Colégio Arquidiocesano

- Colégio Santa Maria    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições