MENU

Cetesb faz vistoria no Shopping Center Norte nesta terça-feira

Cetesb faz vistoria no Shopping Center Norte nesta terça-feira

Atualizado: Terça-feira, 20 Setembro de 2011 as 11:01

Segundo a Cetesb, há gás metano no terreno do

shopping. (Foto: Reprodução/TV Globo)

  A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizava uma vistoria no Shopping Center Norte, localizado na Zona Norte da capital, por volta das 10h10 desta terça-feira (20). Segundo a companhia, técnicos estavam no local para verificar se o estabelecimento começou a atender as exigências feitas pela Cetesb, iniciando a instalação do sistema de drenos de extração de gases.

Ainda de acordo com a Cetesb, caso seja constatado o não cumprimento das exigências técnicas, a Cetesb decidirá as providências cabíveis, podendo manter a multa diária que teve início nesta segunda-feira (19). A primeira multa foi aplicada nesta segunda no valor de R$ 17.450, uma vez que a penalidade passa a valer a partir do momento em que o empreendedor recebe a notificação.

De acordo com a agência ambiental, as medidas de intervenção são necessárias para afastar o risco potencial de explosão na área do empreendimento.   Em nota, o shopping disse que tomou conhecimento da aplicação da multa diária na manhã desta segunda. "O Shopping Center Norte tomou conhecimento do Auto de Infração e aplicação de multa diária pela Cetesb em virtude do apontado desatendimento de exigências técnicas, algumas das quais já atendidas antes mesmo de sua lavratura, tais como a apresentação dos Planos de Monitoramento, Comunicação, de Gerenciamento do Risco e Contingência, que aguardam manifestação da Cetesb desde 31 de agosto de 2011". Segundo a assessoria de imprensa do shopping informou nesta terça, as obras as quais a companhia se refere já existiam e estão passando por uma ampliação, mas a manutenção ou não da multa diária fica a cargo da Cetesb.

A área do shopping, localizado ao lado da Marginal Tietê, entrou para a Lista de Áreas Contaminadas Críticas da Cetesb em função da existência de gás metano no terreno acima do limite aceitável. O espaço onde atualmente é o shopping serviu, durante décadas, como depósito de lixo.

veja também